data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial/Diário)
O vacinômetro de Santa Maria aponta que o município já aplicou 281.618 doses de vacinas contra a Covid-19. De primeira dose, foram 192.607. Entre essas pessoas, 82.151 tomaram a segunda dose e, juntas com as 6.860 que tomaram dose única, são as que têm imunidade completa. A previsão do governo estadual é concluir a primeira aplicação em todos os gaúchos acima de 18 anos na quarta-feira. Em Santa Maria, as ações por faixa etária continuam até sexta-feira.
Novo decreto flexibiliza regras e libera atividades na Semana Farroupilha
A campanha de imunização completou sete meses nesta segunda-feira em Santa Maria. A prefeitura divulgou que 97,7% da população adulta tem a primeira dose. Para este cálculo, são consideradas cerca de 210 mil pessoas. Os dados têm como referência a campanha contra a Influenza de 2020 de acordo com o governo estadual.
Entretanto, se considerada a população total, a porcentagem de primeira aplicação cai para 67%. Segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a projeção para 2020 é que 283.677 vivem em Santa Maria.
Já com a imunização completa, o número é ainda menor. O dado é calculado somando quem tomou a segunda dose com quem tomou dose única: 89.011, que representam 31% da população total. Parte das pessoas que tomaram apenas uma dose ainda não estão no tempo para completar a imunização. Porém, cerca de outros 2 mil não completaram o esquema vacinal, mesmo aptos.
A prefeitura não contabiliza quantas pessoas aptas a se vacinar deixaram de procurar a imunização. Isso será produzido junto à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), mas não foi divulgada previsão de data de quando essa informação será conhecida. Sobre a conclusão da primeira dose no público acima de 18 anos, o município afirma que essa é a meta desde o começo da campanha, mas não confirmou que isso será alcançado até o final desta semana. Segundo o Estado, o importante para cumprir a meta de vacinação é ter chegado na faixa etária dos 18 anos até 25 de agosto, mesmo que não tenha concluído o público alvo, como é o caso de Santa Maria.